Módulo I - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
O Módulo I do Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação é um exercício de reflexão sobre o fazer pedagógico no contexto em que atuamos. É uma reflexão sobre as ferramentas educacionais que temos a disposição em nossas escolas e qual o nosso papel em relação a elas.Ação I - Este foi o primeiro momento em que utilizamos o Ambiente Colaborativo para nossa interação com os colegas cursistas.
Atividade 1.1 - Quem sou eu como professor e aprendiz? Fiz uma reflexão sobre minha postura frente os alunos com os quais convivo. Produzi um pequeno texto e publiquei na Biblioteca - Material do Aluno, em seguida acessei o Fórum Conhecendo a Turma para conhecer e comentar as apresentações dos colegas.
Atividade 1.2 - Nesta atividade li os textos de Maria Umbelina Caiafa e José Armando Valente sobre os Desafios na Escola, a Formação Continuada e as Sereias do Ensino Eletrônico. Em seguida coloquei minhas impressões no Diário de Bordo.
Na Atividade 1.3 assisti a entrevista do Professor Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia. Acessei o Fórum, contribui com as minhas impressões sobre o vídeo e comentei as contribuições dos colegas cursistas.
Na Atividade 1.4 elaborei uma pequena apresentação usando os recursos do Microsoft PowerPoint, colocando em foco o uso das tecnologias na minha escola.
Na Atividade 1.5 pesquisei no Portal do professor uma sugestão de aula que focasse o uso das ferramentas pedagógicas e recursos tecnológicos, analisando a relevância das estratégias para a aprendizagem dos alunos.
A Atividade 1.6 sugere o vídeo "Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia", para
contribuir no Diário de Bordo.
Na Atividade 1.7 pesquisei uma experiência de trabalho por projeto, realizado na escola. Após a pesquisa apontei algumas características do projeto e postei na Biblioteca, em Material do Aluno.
A Atividade 1.8 - Divulgando a Pesquisa - elaborei nesta tarefa, uma apresentação utilizando o BrOffice org Impress e postei na Biblioteca, em Material do Aluno.
Na Atividade 1.3 assisti a entrevista do Professor Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia. Acessei o Fórum, contribui com as minhas impressões sobre o vídeo e comentei as contribuições dos colegas cursistas.
Na Atividade 1.4 elaborei uma pequena apresentação usando os recursos do Microsoft PowerPoint, colocando em foco o uso das tecnologias na minha escola.
Na Atividade 1.5 pesquisei no Portal do professor uma sugestão de aula que focasse o uso das ferramentas pedagógicas e recursos tecnológicos, analisando a relevância das estratégias para a aprendizagem dos alunos.
A Atividade 1.6 sugere o vídeo "Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia", para
contribuir no Diário de Bordo.
Na Atividade 1.7 pesquisei uma experiência de trabalho por projeto, realizado na escola. Após a pesquisa apontei algumas características do projeto e postei na Biblioteca, em Material do Aluno.
A Atividade 1.8 - Divulgando a Pesquisa - elaborei nesta tarefa, uma apresentação utilizando o BrOffice org Impress e postei na Biblioteca, em Material do Aluno.
Módulo II - Internet hipertexto e hipermídia.
No Módulo II nos foi apresentado a Internet, o hipertexto e hipermídia com suas inúmeras possibilidades de interação e produção de conhecimento.
Na Atividade 2.1 naveguei na Internet, em diferentes sites, observando os caminhos percorridos.
Na Atividade 2.2 relatei as minhas impressões sobre a experiência de navegação, em seguida publiquei o texto na Biblioteca - Material do Aluno.
Atividade 2.2B - nesta atividade, elaborei um pequeno conceito sobre o que é hipertexto a partir de citações e links retirados da Internet. Disponibilizei o texto no Fórum - Ambiente de Compartilhamento de Produções.
A Atividade 2.3 foi uma continuidade da atividade anterior, onde, no mesmo ambiente de Compartilhamento de Produções, li a contribuição dos colegas e comentei os textos que chamaram minha atenção.
A Atividade 2.4 é o início da criação do nosso portfólio, apresentando todas as atividades realizadas no decorrer do curso.
Na Atividade 2.5 passamos a trabalhar em grupo, o qual denominamos de Grupo Dom Bosco, cujo componentes são: Francinéia, Gracilene, Gizely, Karoline, Rosemeire e Wagner. A partir daí, resolvemos divulgar um dos projetos de nossa escola criando um Blog para este fim.
A Atividade 2.6 é sequência da atividade anterior, onde discutimos e sintetizamos as idéias utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis.
A Atividade 2.7 é a apresentação das duas atividades anteriores.As descrições e relatos podem ser visualizados através do link Escola Municipal Dom Bosco.
No Módulo II nos foi apresentado a Internet, o hipertexto e hipermídia com suas inúmeras possibilidades de interação e produção de conhecimento.
Na Atividade 2.1 naveguei na Internet, em diferentes sites, observando os caminhos percorridos.
Na Atividade 2.2 relatei as minhas impressões sobre a experiência de navegação, em seguida publiquei o texto na Biblioteca - Material do Aluno.
Atividade 2.2B - nesta atividade, elaborei um pequeno conceito sobre o que é hipertexto a partir de citações e links retirados da Internet. Disponibilizei o texto no Fórum - Ambiente de Compartilhamento de Produções.
A Atividade 2.3 foi uma continuidade da atividade anterior, onde, no mesmo ambiente de Compartilhamento de Produções, li a contribuição dos colegas e comentei os textos que chamaram minha atenção.
A Atividade 2.4 é o início da criação do nosso portfólio, apresentando todas as atividades realizadas no decorrer do curso.
Na Atividade 2.5 passamos a trabalhar em grupo, o qual denominamos de Grupo Dom Bosco, cujo componentes são: Francinéia, Gracilene, Gizely, Karoline, Rosemeire e Wagner. A partir daí, resolvemos divulgar um dos projetos de nossa escola criando um Blog para este fim.
A Atividade 2.6 é sequência da atividade anterior, onde discutimos e sintetizamos as idéias utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis.
A Atividade 2.7 é a apresentação das duas atividades anteriores.As descrições e relatos podem ser visualizados através do link Escola Municipal Dom Bosco.
Atividade 2.9 - Vagando pelo Wikidicionário
Atividade 2.10 – Esta atividade finaliza o módulo e consiste na divulgação do Portfólio no Fórum.
Módulo III - Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Atividade 3.1 - A atividade sugere a partir do vídeo "Saltos no Tempo do Bloco do Passo", uma reflexão sobre a diversidade de experiências dos alunos, bem como as diversas forma de aprendizagem.
Na Atividade 3.2 - Conhecendo repositórios de material digital, fiquei bastante tempo olhando vídeos na Internet, nos sites de conteúdos educacionais.
Atividade 3.3 - Esta atividade é uma continuação da anterior, é o momento de sintetizar os arquivos de maior interesse na pesquisa. Escolhi os vídeos sobre saúde porque faz parte do meu dia a dia com os adolescentes estas angústias da pele.
Atividade 3.4 - Nesta atividade reunimos o grupo para expor os vídeos de maior relevância, compartilhando idéias.
Atividade Opcional - Nesta atividade visitei os endereços: Porta Curtas Petrobrás - http:www.portacurtas.com.br e Curta na Escola - http://www.blogger.com/goog_1936060206
Na Atividade 3.5 - elaborei um slide para trabalhar com os alunos, com base num dos vídeos que escolhi no repositório de material digital.
Na Atividade 3.6 - assistimos os vídeos sugeridos e elaboramos uma aula para ser trabalhada com os alunos da escola que trabalhamos.
Na atividade 3.7 - acompanhamos todo o processo da aplicação da aula elaborada na atividade anterior.
Atividade 3.8 - Nesta atividade, utilizamos um editor de apresentação para divulgar nosso trabalho no encontro presencial.
Módulo IV - Currículos, Projetos e Tecnologias
Na atividade 4.1 - lemos a entrevista de Pedro Lemo sobre Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola.
Na atividade 4.1.1 - dividimos em grupo e debatemos sobre as possíveis mudanças das estratégias de ensino.
Na atividade 4.1.2 - elaboramos um texto a partir das discussões do tema da atividade anterior e postamos no Diário de Bordo.
A atividade 4.2 - compartilhamos no Fórum as características das tecnologias de informação e comunicação.
A atividade extra foi em grupo, colocamos os relatos no Portal do Professor.
Nas atividades 4.3 e 4.4 - reunimos em grupo e elaboramos uma aula a partir de um projeto desenvolvido na escola.
A atividade 4.5 - é a postagem da aula no arquivo Biblioteca, em Material do Aluno.
Na atividade 4.6.1 - relatei sobre o plano de aula elaborado, em seguida registrei no Fórum Relato de Projetos de Trabalho.
A atividade 4.6.2 - foi a conclusão do projeto na sala de aula, relatei as impressões dos colaboradores e dos alunos frente as atividades trabalhadas.
Na atividade 4.6.3 - reelaboramos o plano de aula, conforme as especificidades do Portal do Professor, e postamos na Biblioteca, em Material do Aluno.
A atividade 4.6.4 - nosso grupo inseriu o Plano de Aula no Portal do Professor.
Na atividade 4.7 - li os textos disponíveis no módulo para conceituar Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.
Na atividade 4.8 - entrei no Portal do Professor, em interação e colaboração, no Fórum intitulado ProInfo Integrado - Projetos e postei meu relato sobre as impressões do trabalho com projetos.
A atividade 4.9 - encerra o Portfólio e sugere comentários nos blogs dos colegas do curso, e a divulgação do endereço no Fórum - Portfólio em Blog.