segunda-feira, 28 de junho de 2010

Módulo I Atividade 1.1

Quem sou eu como Professor e Aprendiz

Ser professor implica necessariamente no uso das ferramentas tecnológicas. Uma vez que elas estão inseridas na sociedade, por conta disso, muitos pensadores a chamam de sociedade da tecnologia, outros do conhecimento.

Um exemplo claro de mudança é a Modalidade deste curso que estamos participando. Ensino a Distância não é uma novidade, mas as ferramentas que usamos são inovadoras. Podemos nos comunicar de forma síncrona com todos os colegas e professora, sanando dúvidas, trocando idéias, experiências e construindo o conhecimento. Além disso, temos o ambiente virtual e colaborativo para adquirir o material do curso e socializar os trabalhos. Tenho certeza, que todos participantes do Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação, estão mudando a prática pedagógica.

Apesar da rapidez e abrangência das informações que estão disponíveis nas Tecnologias de Informação e Comunicação, eu, professora, tenho o papel de orientar os alunos para que eles não se percam neste emaranhado. Para tanto, ensino e aprendo. Saio da posição de detentora do saber, para mediadora do saber. Isto implica mudança, porque a tecnologia do lápis, giz e papel, apesar de ser muito útil, não acompanha a evolução do saber. Haja vista que com este acúmulo de novidades, não sei mais o que é totalmente correto, vivo em constante busca e para sanar estas dúvidas, preciso interagir, com os alunos, com os colegas. Saber ouvir, trocar experiências e considerar idéias. Isto exige de mim a busca constante de aprender e de buscar informações atualizadas. Estou aberta a esta nova cultura de aprendizagem, para que eu possa fazer a diferença na vida das pessoas que convivem comigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário