Pesquisando sobre o Trabalho por Projeto
Análise
A experiência apresentada neste trabalho é um Projeto de Matemática, desenvolvido na Escola Municipal Dom Bosco, em 2009. O Projeto nasceu da necessidade de trazer a matemática para próximo do aluno e desmistificá-la como disciplina de difícil compreensão, uma vez que ela é inserida na rotina diária da vida das pessoas. Toda comunidade escolar foi envolvida e os resultados pedagógicos foram satisfatórios. Segue abaixo dados do referido Projeto:
Tema:
A MATEMÁTICA NO MUNDO QUE NOS RODEIA
Conteúdos curriculares envolvidos:
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de receitas, rótulos, embalagens, bulas, textos formais e informais e poemas matemáticos;
Produção de textos.
Ciências:
Datas de fabricação, composição e vencimentos de produtos dos gêneros (alimentícios, higienização, remédios e outros).
Geografia/História:
Surgimento e história da matemática (leitura e interpretação de textos informativos).
Matemática:
Noções de grandeza, Identificação de unidade de medidas de superfície, resolução dos fatos fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão), formas geométricas;
Leitura e confecção de gráficos, números e quantidades, frações, resolução de situações problemas, sistema monetário.
Inglês:
Leitura e escrita de numerais, objetos e cores.
Educação Religiosa:
Trabalhos em grupo (socialização), cooperativismo.
Educação Física: Expressões corporais, visuais e artísticas.
Número de alunos e professores participantes:
280 alunos e 15 professores.
Tecnologias e mídias utilizadas:
Pesquisas no Laboratório de Informática ( Portal Aprende Brasil e outros);
Aulas expositivas com uso de aparelho som, DVD E TV;
Camera Digital;
Uso do Data Show.
A experiência apresentada neste trabalho é um Projeto de Matemática, desenvolvido na Escola Municipal Dom Bosco, em 2009. O Projeto nasceu da necessidade de trazer a matemática para próximo do aluno e desmistificá-la como disciplina de difícil compreensão, uma vez que ela é inserida na rotina diária da vida das pessoas. Toda comunidade escolar foi envolvida e os resultados pedagógicos foram satisfatórios. Segue abaixo dados do referido Projeto:
Tema:
A MATEMÁTICA NO MUNDO QUE NOS RODEIA
Conteúdos curriculares envolvidos:
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de receitas, rótulos, embalagens, bulas, textos formais e informais e poemas matemáticos;
Produção de textos.
Ciências:
Datas de fabricação, composição e vencimentos de produtos dos gêneros (alimentícios, higienização, remédios e outros).
Geografia/História:
Surgimento e história da matemática (leitura e interpretação de textos informativos).
Matemática:
Noções de grandeza, Identificação de unidade de medidas de superfície, resolução dos fatos fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão), formas geométricas;
Leitura e confecção de gráficos, números e quantidades, frações, resolução de situações problemas, sistema monetário.
Inglês:
Leitura e escrita de numerais, objetos e cores.
Educação Religiosa:
Trabalhos em grupo (socialização), cooperativismo.
Educação Física: Expressões corporais, visuais e artísticas.
Número de alunos e professores participantes:
280 alunos e 15 professores.
Tecnologias e mídias utilizadas:
Pesquisas no Laboratório de Informática ( Portal Aprende Brasil e outros);
Aulas expositivas com uso de aparelho som, DVD E TV;
Camera Digital;
Uso do Data Show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário